Dia Mundial da √Āgua - Voc√™ sabe o que est√° consumindo?

22 de Março 2016 - Vida Saudável, Nutrição

Hoje celebramos o Dia Mundial da √Āgua (22 de mar√ßo). Entretanto, o blog da Vita Sol faz uma reflex√£o que vai muito al√©m dos benef√≠cios dessa riqueza e diz respeito, sobretudo, ao uso adequado e as consequ√™ncias da sua polui√ß√£o. Vamos l√°:


1 - Poluição


Segundo o IBGE, ¬†a segunda maior causa de contamina√ß√£o dos rios brasileiros √© proveniente do uso de agrot√≥xicos, ficando atr√°s apenas do esgoto dom√©stico.¬Considerando que a agricultura √© o setor que mais consome √°gua doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Na√ß√Ķes Unidas para Agricultura e Alimenta√ß√£o (FAO), pode-se dizer que al√©m de s√©rios problemas para a sa√ļde, os agrot√≥xicos tamb√©m se transformaram em um grave problema ambiental no pa√≠s.


2 - Agricultura com agrotóxicos


Em 2015, de acordo com os dados do IBGE, o uso de agrotóxicos na agricultura do Brasil saltou de 2,7 quilos por hectare em 2002 para 6,9 quilos por hectare em 2012. O crescimento foi de 155% no período de 10 anos.


Cerca de 64,1% dos produtos utilizados em 2012 foram considerados pelos indicadores como perigosos e 27,7% muito perigosos. Os agroquímicos mais utilizados naquele ano foram herbicidas, com 62,6% do total de vendas, seguidos dos inseticidas, com 12,6%, e dos fungicidas, com 7,8%.


A região que teve mais uso de agrotóxicos foi o Sudeste do país, com 8,8 quilos por hectare em 2012. São Paulo esteve no topo de consumo proporcional com 10,5 quilos por hectare. Os estados de Goiás e Minas Gerais também ocuparam o "pódio", respectivamente. O menor uso foi verificado no Amazonas e no Ceará.