Dê uma forcinha para seu sistema imunológico com uma boa alimentação

07 de Abril 2016 - Vida Saudável

O outono chegou e junto com ele alguns cuidados devem ser tomados para potencializar o sistema imunológico e se manter firme contra os resfriados, gripes e até mesmo o vírus H1N1. Uma boa alimentação aliada à prática de esportes e equilíbrio emocional ajudam a manter sua saúde em dia para não cair nas garras dessas doenças.

Para te ajudar com isso, preparamos uma seleção de nove alimentos que fortalecem o sistema imunológico. Confira a lista desses alimentos poderosos para o seu organismo:

Frutas cítricas: A laranja, limão, tangerina, acerola, lima e kiwi são riquíssimos em vitamina C e antioxidantes. Por isso, use e abuse desses alimentos para aumentar a resistência do seu organismo. 

Vegetais verdes escuros: É verde escuro? Então coma! Brócolis, couve, espinafre, enfim, consuma com frequência essas verduras, pois elas são ricas em ácido fólico que auxiliam na formação de glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do seu sistema imunológico.

Ricos em zinco: As carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas como o feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, possuem o zinco, forte aliado para o combate de resfriados, gripes e outras doenças.

Oleaginosas: As nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são fontes de vitamina E, que além de ser benéfica, principalmente para os idosos, ela age no combate os efeitos provocados por conta da idade.

Tomate: Um alimento fortíssimo no combate às doenças cardiovasculares, pois ele é rico em licopeno e ajuda na remoção dos radicais livres do organismo. Aproveite e consuma tomate na sua salada ou faça um delicioso suco!

Ômega 3: Presente no azeite e no salmão, o ômega 3 ajuda na prevenção de inflamações nas artérias e fortalece a imunidade do corpo.

Antioxidantes:  A castanha do Pará e os cogumelos como o champignon contêm selênio, um antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, melhorando o sistema imunológico. Além disso, os antioxidantes também aceleram o processo de cicatrização.

Gengibre: A ação bactericida dessa raiz é poderosíssima, pois ela é rica em vitamina C e B6, que ajuda no tratamento de inflamações de garganta e no sistema de defesa do organismo.

Pimenta: Ela é um pouco ardida, mas é fonte de betacaroteno, uma substância que se transforma em vitamina A e ajuda a proteger o organismo de infecções. Então,  acrescente um pouquinho desse sabor picante nas suas refeições.