O que o Alimento Funcional pode fazer por sua sa√ļde

23 de Junho 2017 - Vida Saud√°vel

Um termo que tem se tornado cada vez mais comum no universo de quem procura informa√ß√Ķes sobre alimenta√ß√£o saud√°vel √© o ‚ÄėAlimento funcional‚Äô. Mas, quando o tema √© alimenta√ß√£o, √© sempre bom estar atento para saber se o assunto se refere a apenas mais uma moda passageira, ou algo realmente relevante para a nossa sa√ļde.

Por isso, primeiramente vamos definir o que √© alimento funcional e porque ele tem chamado tanto aten√ß√£o de estudiosos e da popula√ß√£o que se preocupa com a sa√ļde. Por alimento funcional, devemos entender todo alimento que, para al√©m de suas caracter√≠sticas nutritivas, oferece ainda um benef√≠cio real para a sa√ļde de quem o consome com alguma regularidade.

De acordo com essa defini√ß√£o, os alimentos funcionais podem desempenhar um papel ben√©fico na promo√ß√£o da sa√ļde e na redu√ß√£o de riscos de determinadas doen√ßas. S√£o os chamados alimentos promotores de sa√ļde.

Mas, de acordo com os pesquisadores e nutricionistas, para que os alimentos funcionais realmente desempenhem um papel na prevenção de doenças, é necessário que sejam consumidos com regularidade e em doses suficientes para terem seus efeitos aproveitados pelo organismo.

A maioria desses alimentos pertence ao grupo de vegetais, como verduras e frutas, dos cereais e de carne de peixes. Mas, quando falamos desses tr√™s grupos, a variedade √© grande e a diversidade dos benef√≠cios tamb√©m. Por exemplo, uma dieta que combine esses alimentos e, ao mesmo tempo, substitua outra baseada em produtos industrializados pode operar mudan√ßas impactantes na sa√ļde de uma pessoa, ajudando a evitar ou controlar disfun√ß√Ķes tais como hipertens√£o, diabetes, obesidade e at√© certos tipos de c√Ęncer !

E al√©m de prevenirem doen√ßas, os alimentos funcionais tamb√©m t√™m a capacidade de otimizar determinadas fun√ß√Ķes do organismo e produzir outros benef√≠cios, que est√£o atrelados ao nosso bem-estar no dia a dia. Seja uma melhor digest√£o e o funcionamento mais eficaz do intestino, ou mesmo a melhora do humor e da vitalidade, os alimentos funcionais, se combinados com um estilo de vida saud√°vel, que agregue exerc√≠cios f√≠sicos e controle do estresse, podem contribuir enormemente com a manuten√ß√£o da nossa sa√ļde.


‚ÄúQue teu alimento seja o teu rem√©dio e que teu rem√©dio seja teu alimento‚ÄĚ, Hip√≥crates (fil√≥sofo grego)

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¬Conhe√ßa os principais alimentos funcionais e a√ß√£o em nosso organismo:



Composto

Ação

Alimentos onde é encontrado

Isoflavonas

A√ß√£o estrog√™nica (reduz sintomas da menopausa) e anti-c√Ęncer

Soja e derivados

Proteínas de soja

Redução dos níveis de colesterol

Soja e derivados

√Ācidos graxos √īmega-3

Redução do LDL - colesterol; ação antiinflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e

da retina de recém nascidos

Peixes marinhos como sardinha, salm√£o, atum, anchova, arenque, etc

√Ācido a - linol√™nico

Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória

√ďleos de linha√ßa, colza, soja; nozes e am√™ndoas

Catequinas

Reduzem a incid√™ncia de certos tipos de c√Ęncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunol√≥gico

Ch√° verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto

Licopeno

Antioxidante, reduz n√≠veis de colesterol e o risco de certos tipos de c√Ęncer, como de pr√≥stata

Tomate e derivados, goiaba vermelha, piment√£o vermelho, melancia

Luteína e Zeaxantina

Antioxidantes; protegem contra degeneração macular

Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina)

Indóis e Isotiocianatos

Indutores de enzimas protetoras contra o c√Ęncer, principalmente de mama

Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda

Flavonóides

Atividade anti-c√Ęncer, vasodilatadora, antiinflamat√≥ria e antioxidante

Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja

Fibras sol√ļveis e

insol√ļveis

Reduz risco de c√Ęncer de c√≥lon, melhora o funcionamento intestinal. As sol√ļveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois d√£o maior saciedade.

Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca

Prebióticos - frutooligossacarídeos, inulina

Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino

Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon

Sulfetos alílicos (alilsulfetos)

Reduzem colesterol, press√£o sangu√≠nea, melhoram o sistema imunol√≥gico e reduzem risco de c√Ęncer g√°strico

Alho e cebola

Ligninas

Inibi√ß√£o de tumores horm√īnio-dependentes

Linhaça, noz moscada

Tanino

Antioxidante, anti-séptico, vaso-construtor

Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja

Estanóis e esteróis vegetais

Reduzem risco de doenças cardiovasculares

Extraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras

Probióticos - Bífidobacterias e Lactobacilos

Favorecem as fun√ß√Ķes gastrointestinais, reduzindo o risco de constipa√ß√£o e c√Ęncer de c√≥lon

Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos l√°cteos fermentados

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Vita Sol Naturais & Org√Ęnicos

Na Vita Sol Naturais e Org√Ęnicos voc√™ pode encontrar uma grande variedade de alimentos funcionais e org√Ęnicos, oferecidos em um feira regular com os principais produtos de √©poca, cultivados segundo as prerrogativas de um sistema de produ√ß√£o equilibrado e sustent√°vel.

Desta forma, além dos benefícios dos alimentos funcionais, os clientes da Vita Sol também contam com produtos isentos de agrotóxicos, extremamente ricos em nutrientes e adquiridos diretamente dos melhores produtores de nossa região.

A Vita Sol trabalha com os melhores fornecedores de alimentos naturais do mercado, garantindo sempre a procedência do alimento que vai para sua mesa. Venha nos fazer uma visita e conhecer um pouco mais sobre esse universo alimentício que pode revolucionar sua qualidade de vida.