Como escolher um chocolate mais saudável?

Dois chocolates com igual porcentagem de cacau podem não ter a mesma concentração de bons nutrientes. Depende dos ingredientes de cada tablete. Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.

O cacau é um fruto, que contém grãos (ou amêndoas) no seu interior. Estes grãos são fermentados, secos e torrados, e depois são quebrados para a retirada da casca. O que sobra é o miolo no grão, que é sólido e é chamado de nib de cacau. É com ele que se faz o chocolate. Os nibs de cacau são ricos em minerais, vitaminas e flavonóides, um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças e do envelhecimento. Por isso o cacau é considerado um super alimento (ou super-food). No entanto, os nibs também são ricos em gordura, a manteiga de cacau.

Em média, 50% da composição dos nibs é manteiga de cacau, uma gordura saturada. Esta porcentagem pode variar para mais ou para menos, dependendo da origem e da safra do fruto, mas, pelo que li em vários artigos e livros, esse é um número realista. A manteiga de cacau é responsável pelo derretimento gostoso do chocolate e por espalhar o sabor na boca. Isso porque ela é a única gordura que se liquefaz a uma temperatura próxima da do corpo humano. Então ela tem o lado bom de deixar o chocolate macio, mas tem o lado ruim de ser uma gordura, o que implica em muitas calorias.

Nibs de cacau = manteiga de cacau + torta de cacau (ou “cacau em pó”)

Vamos aos números!

Pense em um chocolate feito só com “cacau e açúcar”, por exemplo na proporção de 70% para 30% respectivamente. A gente nunca sabe a verdadeira concentração de manteiga num cacau (nem os fabricantes sabem, pois varia com a safra, a origem do fruto, etc), mas vamos usar a média normal de 50% de gordura. Dos 70% de cacau, metade é gordura. Esse chocolate vai ter 35% de manteiga,  35% de  “cacau em pó” e  30% de açúcar. Ou seja, 35% de material realmente nutritivo, rico em substâncias importantes para o corpo humano.

Como escolher o mais saudável?

Desculpe o balde de água fria. A verdade é dura: se você quer comer só comida saudável ou de baixas calorias, adeus chocolate gostoso. Cacau em pó é super saudável, mas definitivamente não é chocolate. Boa sorte com espinafre, quinoa e companhia.

Se você não for muito radical, dá para incluir sem problemas o chocolate na sua alimentação. Afinal de contas, que graça tem uma vida sem um docinho gostoso de vez em quando ? É só ficar atento às informações da embalagem da marca de sua confiança e consumir com moderação.

Os chocolates mais saudáveis têm:

  • poucos ingredientes (ideal são apenas 2);
  • maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);
  • maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes)
  • menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau;
  • nada de ingredientes artificiais.

Isso quer dizer que você vai parar de comer outros chocolates? Não. Nem sempre o que importa são os ingredientes. Mas agora você tem mais informações para escolher o que e quanto consumir de chocolates, sem estragar sua rotina alimentar, seja ela qual for.

Fonte: https://chocolatrasonline.com.br/como-escolher-o-chocolate-mais-saudavel/

CONCORRA A KITS
EXCLUSIVOS VITA SOL

Cadastre seu e-mail e concorra!

Ao clicar em "assine" você concorda em
receber conteúdo da Vitasol em seu e-mail.