Entenda os benefícios medicinais do repolho!

Repolho custa pouco, dura muito e existe em todo lado. Na cura: limpa o sangue, melhora a digestão, umedece os intestinos e as vias respiratórias. Também embeleza a pele e cura feridas.

O consumo de repolho é uma das boas coisas que herdamos da cozinha europeia – repolho em salada, em conserva, em sopa, em tortas, em suco, enfim, repolho é bom de qualquer maneira e a nossa saúde agradecerá, sempre.

Repolho ajuda a eliminação de parasitas intestinais, desintoxica o fígado, o baço e até o pâncreas, limpa os intestinos e o cólon e, como acréscimo, a fermentação do repolho produz aquelas conhecidas boas bactérias que nós temos que preservar para uma saúde melhor.

Repolho é rico em vitaminas (C e E), cálcio e iodo, enxofre, fibras alimentares de ótima qualidade e muito mais. Confira tudo no próximo tópico.

Os Benefícios do Repolho

É um alimento muito nutritivo e funcional para nossa saúde, por conta de suas propriedades benéficas. Para se ter uma ideia essa verdura contém fibras, proteínas, vitaminas K, C, B6, A, E, ácido fólico, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, niacina, manganês, potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio, cobre, potássio, selênio, zinco, sódio, cobre e antocianinas.

Tem ação probiótica

Devido ao efeito probiótico, o repolho promove a saúde e o bom funcionamento de todo o trato digestivo.

Combate o Alzheimer

Por conter vitamina K, um nutriente que protege os neurônios, o repolho contribui para a prevenção da doença de Alzheimer.

É anticancerígeno

O repolho possui capacidade antioxidante, devido à vitamina C, o manganês e as antocianinas, agentes oxidantes que protegem da ação dos radicais livres que podem provocar mutações no DNA das células do corpo, causando vários tipos de câncer.

Fortalece o sistema imunológico

Os repolhos, principalmente o do tipo roxo, é rico em vitamina C, ativando nossos anticorpos e, com isso, fortalecendo nossa imunidade.

Contribui para a manutenção da boa forma

Por ser pouco calórico e conter fibras que proporcionam saciedade, o repolho é uma boa alternativa para fazer parte do cardápio de dietas de emagrecimento.

Promove o bom funcionamento do coração

Por ser constituído de fibras, o repolho reduz o colesterol ruim ao estimular o fígado a retirá-lo do sangue para sintetização da bile, evitando assim o excesso de colesterol, uma das principais causas das doenças cardíacas.

O potássio contido no repolho, atua como vasodilatador, combatendo a hipertensão arterial.

 Melhora a saúde dos ossos

O cálcio e o fósforo, minerais contidos no repolho, são nutrientes importantes para a manutenção e saúde do sistema ósseo.

Outro mineral que faz parte do repolho, é o magnésio que estimula a calcitonina, hormônio responsável pela fixação do cálcio do sangue nos ossos, e pela conversão da vitamina D para absorção de cálcio pelo organismo.

Os benefícios proporcionados pelo repolho para a saúde óssea também são conferidos pela vitamina K, que atua em processos metabólicos e químicos que promovem a formação óssea.

Promove a beleza e a saúde da pele

Fonte de nutrientes antioxidantes, o repolho combate e retarda o aparecimento de rugas na pele, por impedir ação dos radicais livres, grandes causadores do envelhecimento precoce e degeneração celular.

 

Fonte: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/4813-repolho-uso-medicinal

Abacate: propriedades e sua versatilidade na alimentação.

Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea, por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.

Além disso, o abacate também ajuda a melhorar o rendimento do treino por ser rico em energia e a prevenir doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose.

1. Para a pele

Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele.

Além disso, essa fruta também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.

2. Na musculação

Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo.

Além disso, essa fruta também evita a fadiga muscular porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor.

3. Na gravidez

Por ser rico em ácido fólico, o abacate na gravidez é importante para prevenir doenças congênitas como problemas no sistema nervoso e espinha bífida, que é o mau fechamento da coluna vertebral do feto. Para obter esse benefício, esta fruta deve ser consumida principalmente antes de engravidar e durante o primeiro trimestre de gestação.

4. Para o cabelo

Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios por ser rico em gorduras e vitaminas, tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Veja um exemplo de receita de abacate para hidratar o cabelo.

5. Para emagrecer

Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite, controlando a fome e o consumo excessivo de alimentos. Porém, por ser uma fruta muito calórica e que tem muita gordura, só pode ser consumida em pequenas quantidades nas dietas de emagrecimento.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-do-abacate/

Chás que melhoram a celulite

Existem diversos tratamentos estéticos para celulite, mas cada vez mais são procurados e bem vistos os métodos naturais para controle e combate ao problema. Pensando nisso, listamos os melhores chás para celulite, além de instruções de como fazer e outras dicas para tratar e prevenir a celulite.

Celulite

A celulite resulta de um acúmulo de gordura, água ou toxina na pele. Muitas vezes, ela fica parecendo uma casca de laranja ou um queijo todo furado sobre a pele.

Mulheres em qualquer idade podem ter celulite – até mesmo as mulheres magras podem ter celulites em algumas partes do corpo.

A causa exata das celulites não é conhecida, mas os especialistas acreditam que ela pode ser causada por fatores como hábitos de dieta, de exercícios, alterações hormonais e envelhecimento natural do organismo.

1. Chá de Calêndula

Compostos antioxidantes são ótimos para lutar contra os radicais livres que causam danos às células epiteliais e que contribuem para problemas como a celulite. Quanto mais antioxidantes forem ingeridos através da dieta, melhor para a saúde.

O chá de calêndula deve ser feito com 2 colheres de sopa de flores frescas de calêndula para cada xícara de água fervente. Ferva a água e em seguida coloque a calêndula. Em seguida, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por pelo menos 5 minutos. Antes de ingerir, coe o chá.

2. Chá Branco

O chá branco ajuda a manter a camada superior da pele saudável, o que disfarça a gordura acumulada abaixo da derme. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também fazem bem para a pele, fazendo com que as células adiposas irregulares fiquem aparentes, o que reduz a aparência da celulite.

Como fazer

Use 2 colheres de chá de chá branco para cada xícara de água. Aqueça a água e desligue o fogo assim que as primeiras bolhas começarem a surgir. Coloque então o chá branco e deixe a mistura em infusão por 5 minutos. Depois disso, é só coar e saborear o chá.

3. Chá de Urtiga

O chá de urtiga está entre os melhores chás para celulite porque ajuda a eliminar toxinas do corpo e auxilia também na perda de peso. Ele também apresenta propriedades anti-inflamatórias e uma série de nutrientes como o ferro que ajudam a melhorar a circulação do sangue.

Como fazer

Separe ao menos 5 folhas frescas de urtiga para cada litro de água. Ferva a água por aproximadamente 3 minutos e, em seguida, apague o fogo e adicione a urtiga. Deixe em infusão por 10 minutos e coe antes de consumir a bebida.

O chá deve ser tomado diariamente – preferencialmente pela manhã – por pelo menos 2 meses para começar a notar os resultados.

4. Chá de Ginkgo Biloba

O chá de ginkgo biloba é muito bom para melhorar a circulação sanguínea. Isso aumenta o fluxo de nutrientes, o que ajuda a preservar a saúde da pele, contribuindo também para a suavização das celulites.

Como fazer

Separe algumas folhas de ginkgo biloba de modo a preencher 2 colheres de chá e coloque-as em meio litro de água fervente. Deixe a bebida em infusão por alguns minutos, coe e pronto. É recomendado beber de 1 a 2 xícaras do chá por dia depois das refeições.

5. Chá de Dente de Leão

O chá de dente de leão é ótimo para diminuir a retenção de líquidos, melhorar a circulação sanguínea e ajudar a liberar as toxinas do organismo. Ele é capaz de estimular as funções de órgãos como os rins e o fígado para eliminação de toxinas e também é rico em vitaminas como a vitamina A, a vitamina B, a vitamina C e a vitamina D além de cafeína e taninos.

A presença desses componentes confere ao chá de dente de leão um efeito diurético que ajuda a limpar o organismo, o que também pode auxiliar na perda de peso e o coloca como um os importantes chás para celulite.

Como fazer

Para preparar esse chá, é preciso 1 colher de sopa de dente de leão (10 gramas) para cada xícara de água.

Misture o dente de leão em água fervente e deixe a bebida descansar por cerca de 15 a 20 minutos. É indicado consumir de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

 

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/12-melhores-chas-para-celulite-como-fazer-e-dicas/#vRWh9VJ3zf2RTd0j.99

Opções fáceis de lanche low carb

Para dar aquela forcinha para quem segue uma alimentação com baixo teor de carboidratos, traz no nosso artigo de hoje algumas opções de lanche low carb.

Entretanto, antes de chegarmos a eles, lembramos que é fundamental para qualquer pessoa seguir uma dieta low carb com o acompanhamento do médico e do nutricionista para evitar prejudicar a própria saúde.

Vamos conhecer então algumas opções de lanche low carb?

1. Abacate com torrada de centeio

Ingredientes:

  • ¼ de abacate;
  • 1 tomate cereja fatiado;
  • Um fio de azeite;
  • Sal marinho;
  • Uma pitada de Dill;
  • Pimenta do reino moida a gosto.

Nossa sugestão fica assim: amassar ¼ de abacate com os temperos (azeite, sal, dill e pimenta do reino). Passar em uma torradinha de centeio e colocar as fatias de tomate cereja por cima.

2. Iogurte com pepino

Ingredientes:

  • 100 gr de iogrte grego light;
  • Azeite a gosto;
  • Sal;
  • Suco de 1/2 limao;
  • 1 pepino em tiras (palitos).

A sugestão é combinar o iogurte grego com o suco de limao, sal e azeite. E molhar o pepino nessa pastinha. Será que a mistura fica saborosa? Só testando para saber!

3. Sanduíche de peito de peru com alface sem pão

A ideia aqui é pegar duas fatias de peito de peru defumado, rechear com uma folha média de alface picadinha e uma colher de sopa de mostarda e fazer um sanduíche enroladinho.

 

4. Mix de nozes, amêndoas e pistaches

A sugestão aqui é colocar 30 g de nozes sem casca, 15 g de amêndoas torradas e salgadas 15 g de pistache em um potinho para comer na hora em que a fome bater entre uma refeição principal e outra.

 

5. Tomate recheado com atum

Outra dica de lanche low carb é rechear um tomate – a gente sugere que seja uma unidade grande do alimento – com cerca de 90 g de atum enlatado e uma colher de sopa de creme de leite light.

 

Fonte:  https://www.mundoboaforma.com.br/11-opcoes-de-lanche-low-carb/#Ed13b5JwWXeR4B8w.99

Poderosos Alimentos Contra Queda de Cabelo

Perder cabelos é considerado um processo normal e é comum que exista uma queda de aproximadamente 80 fios por dia. No entanto, quando essa quantidade é muito maior, ou se os fios perdidos não crescem novamente, a condição precisa de atenção e cuidados.

Seguir uma dieta equilibrada, composta pelos melhores alimentos para evitar queda de cabelo, pode trazer resultados muito expressivos. Confira quais devem  estar presentes em seu cardápio:

 Verduras

Elas são consideradas bons alimentos para queda de cabelo porque contêm vitaminas A, C e ferro. Um estudo descobriu que as mulheres que sofrem com a queda de cabelo têm níveis significativamente mais baixos de ferro e vitamina D2, e que comer vegetais verdes, especialmente o espinafre, pode ajudar o corpo a receber doses importantes de ferro e vitamina C, que ajudará o corpo a absorver de forma mais eficiente o mineral.

Então, aposte em uma salada de espinafre com ovos cozidos que são carregados com vitamina D, para evitar a queda de cabelo.

Cenouras

Além de serem fáceis de encontrar e muito versáteis, as cenouras são ricas em betacaroteno, um nutriente que ajuda a prevenir a queda de cabelo. Outro ponto importante é a sua quantidade de vitamina A, que é capaz de melhorar a saúde do couro cabeludo e dos folículos pilosos, e de outros nutrientes e minerais, como vitaminas K, C, B6, B1, B3, B2, fibra, potássio e fósforo, que são cruciais para manter um cabelo forte e saudável.

Tomar um suco de cenoura todos os dias vai contribuir significativamente com a redução da queda de cabelo, mas se preferir, pode cozinhá-las e acrescentar na salada ou na sopa.

Batata doce

A batata é um dos alimentos contra queda de cabelo que devem ser inseridos na sua dieta. Sua composição é rica em cobre, ferro e proteínas que estimulam o crescimento do cabelo e mantêm a saúde do couro cabeludo. Elas também são repletas de betacaroteno e contêm potássio e magnésio, que agem como calmantes, diminuindo os níveis de estresse, o que consequentemente ajuda a prevenir a queda de cabelo.

Leguminosas

As leguminosas pertencem à base alimentar de muitas dietas, assim como as ervilhas, o grão-de-bico e o feijão. Sua contribuição para um cabelo mais saudável é muito relativa, e isso é possível porque esse tipo de alimento é rico em ácido fólico, fósforo e fibras, nutrientes que aumentam o suprimento de oxigênio para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

Seu teor de proteínas também ajuda a construir células vitais para o crescimento do cabelo, pois nutre o couro cabeludo e os folículos capilares e melhora a sua saúde.

Nozes

As nozes podem ser consumidas nos lanches, entre as refeições e também podem ser adicionadas a saladas, sobremesas e pratos quentes. Elas são bons alimentos para queda de cabelo porque contêm ácidos graxos ômega-3, considerados importantes para cabelos saudáveis ​​e macios.

Em janeiro de 2015, o Journal of Cosmetic Dermatology publicou uma das pesquisas mais promissoras sobre a reversão da perda de cabelo feminina. Durante os estudos, os participantes receberam um suplemento nutricional contendo ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6 e antioxidantes por 6 meses.

Os resultados mostraram que após esse período, 90% dos participantes experimentaram uma redução na perda de cabelo, 86% relataram uma melhora no crescimento e 87% relataram cabelos mais grossos.

E os seus nutrientes não param por aí. Nozes também contêm zinco, ferro, selênio e vitaminas B1, B6 e B9, uma mistura capaz de estimular o crescimento do cabelo e reduzir significativamente a queda.

Além disso, o fato de serem ricas em biotina, vitamina E, proteína e magnésio pode fortalecer os folículos pilosos e manter a saúde do couro cabeludo.

Sementes de linhaça

Um dos componentes das sementes de linhaça são os ácidos graxos ômega-3. Eles são responsáveis por ajudar a nutrir o cabelo, para que ele não fique seco e escamoso, e diminuir a quebra através da melhora da elasticidade dos fios. Destacam-se também as suas propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de proteger os folículos pilosos de danos severos, destacando-as como alimentos contra queda de cabelo.

Proteínas

O nosso cabelo é uma fibra de proteína, então para mantê-los saudáveis e para estimular o crescimento de novos fios é preciso consumir especialmente a fontes proteicas de boa qualidade. A proteína também é necessária para produzir queratina, um componente estrutural considerado essencial para o cabelo.

Uma boa escolha para suprir essas necessidades é o salmão. Ele demonstra ser capaz de aumentar a saúde do cabelo das mulheres graças aos seus ácidos graxos ômega-3 e a sua quantidade de vitaminas e minerais.

 Mel

Além de ser consumido, o mel pode ser aplicado diretamente no cabelo. Quando usado como um tratamento tópico, ele pode melhorar a queda de cabelo, e esse efeito foi percebido em um estudo envolvendo pessoas com dermatite seborreica.

Aqueles que sofriam com a descamação, coceira e perda de cabelo e aplicaram uma solução de 90% de mel e 10% de água no couro cabeludo todos os dias durante 4 semanas experimentaram uma melhora relevante na queda de cabelo no final do estudo.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/13-poderosos-alimentos-contra-queda-de-cabelo/#ZYw9JJ4spVDhiLM2.99