5 Melhores Fontes de Proteína Vegetal

Quem é vegetariano ou vegano precisa de fontes alternativas de proteína que não sejam de origem animal. É muito importante buscar boas fontes de proteína vegetal para garantir uma dieta saudável, equilibrada e que contenha os aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do metabolismo.

1. Feijão e grão-de-bico

O feijão e o grão-de-bico são muito ricos em proteínas. Uma xícara de feijão ou grão-de-bico cozido apresenta cerca de 13 a 15 gramas de proteína por porção. Além do alto teor proteico, essas leguminosas são ótimas fontes de carboidratos complexos, fibras, ferro, fósforo, potássio, manganês e ácido fólico.

2. Soja e derivados

A soja é uma das poucas fontes vegetais de proteína completa, ou seja, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo precisa. Uma porção de uma xícara de soja cozida apresenta 23 gramas de proteína.
Além da soja, é possível encontrar alimentos derivados dela que são ricos em proteínas como o leite de soja, por exemplo. Além de ser uma alternativa aos leites de origem animal, uma xícara de leite de soja contém cerca de 7 a 9 gramas de proteína em sua composição.

3. Quinoa e amaranto

A quinoa e o amaranto são grãos sem glúten conhecidos também como pseudocereais que são obtidos de gramíneas.
Ambos apresentam 9 gramas de proteína por xícara do alimento cozido e são fontes de proteína completa. Além de ser uma boa fonte de proteína vegetal, esses grãos ajudam na digestão e contêm grandes quantidades de ferro, fibras, carboidratos complexos, manganês, fósforo e magnésio.

4. Lentilha

Uma xícara de lentilha cozida oferece até 18 gramas de proteína. Elas podem ser usadas em diversas receitas. Algumas pessoas gostam de usar a lentilha como substituta ao feijão, outros preferem saborear o alimento em uma salada ou sopa.
Além das proteínas, as lentilhas têm uma grande quantidade de carboidratos de lenta digestão. Uma única porção de uma xícara fornece cerca de 50% da ingestão diária recomendada de fibras dietéticas. Além disso, o tipo de fibra encontrado na lentilha é capaz de alimentar as bactérias benéficas presentes no nosso intestino, mantendo-o saudável.

5. Nozes e castanhas

Nessa classe de alimentos, podemos considerar alimentos como as nozes, amêndoas e castanhas de caju, por exemplo.
Uma porção de cerca de 28 gramas de nozes contém cerca de 5 a 7 gramas de proteínas, dependendo da variedade. Elas também são ótimas fontes de fibras, gorduras saudáveis, ferro, selênio, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina E e algumas vitaminas do complexo B. Além disso, elas contêm substâncias antioxidantes em suas composição benéficas para a nossa saúde.

 

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/15-melhores-fontes-de-proteina-vegetal/