Leite materno: como estimular a produção?

Você já parou para pensar quais são as melhores formas de estimular essa fábrica completa que é o corpo materno? Apesar de muitas pessoas conhecerem as vantagens que o leite materno apresenta para o bebê, muita gente ainda desconhece o fato de que ele também afasta as mamães de diversos problemas.

Para os bebês, o leite materno é um ótimo aliado para aumentar a imunidade, reduzir as chances de infecções e diminuir as tendências para obesidade. Enquanto isso, para as mães, o ato de amamentar evita doenças como o câncer de mamas e de ovários,  diabetes, hipertensão, osteoporose e até Alzheimer.

Como é feita a produção?

  • Comando para as mamas

A região do cérebro responsável por mandar o comando para as mamas é chamada hipófise. Com a retirada da placenta ao nascimento do bebê, as taxas de estrogênio diminuem, em torno de mais ou menos 48 horas após o parto, ocorrendo um pico na liberação de prolactina – hormônio que produz o leite materno.

  • Produção do leite

No processo de produção de leite, os lóbulos mamários, localizados no final dos canais “ductos” começam a liberar e armazenar o leite materno. De acordo com o movimento de sucção do bebê, o peito começa a sofrer estímulos nervosos pela região cerebral da hipófise, que produz o hormônio da ocitocina. Ele é responsável por contrair os lóbulos, empurrando o leite até as chamadas ampolas.

  • Pronto para o bebê

Como as ampolas estão localizadas sob a aréola, é necessário que o bebê abocanhe toda a região, ao invés de sugar somente o bico. Isso fará com que as estruturas compridas conduzam o leite até a boca do bebê.

Como estimular a produção de leite materno?

  • Amamente

O movimento que garante a produção de leite materno é justamente a própria sucção que o bebê faz na amamentação. Por isso, nada melhor do que amamentar para a manter a fabricação do leite materno ativa. Entretanto, é importante ter alguns cuidados:

  • Garanta a pega correta do bebê;
  • Não deixe acumular leite nos seios.
  • Não fique tensa

Estresse e nervosismo são grandes inimigos da amamentação, além do cansaço e da ansiedade. Por isso, é fundamental descansar e manter a calma durante o processo de lactação.

  • Hidrate-se

A água é a matéria-prima básica para a produção de leite materno. Por isso, vale apostar nos líquidos mais naturais, evitando bebidas cheias de cafeína. Também é importante manter uma alimentação rica em nutrientes.

A amamentação é um dos principais processos para o desenvolvimento de uma criança. Por isso, saber as melhores maneiras de fazer isso é fundamental.