Os impactos da Air Fryer: será que essa queridinha é vilã ou mocinha?

Muito conhecidas como air fryer, as fritadeiras elétricas são vistas como um dos recursos mais saudáveis para os preparos da alimentação diária de muitas pessoas. Isso porque seu modo de funcionamento funciona a partir de uma lógica muito interessante: a de fritar alimentos sem nenhuma gota de óleo!

Seu mecanismo emprega apenas o ar para fritar os alimentos, trabalhando de forma semelhante aos dispositivos de fornos, churrasqueiras e grills elétricos. A diferença, no entanto, é que com as fritadeiras existe a presença de hélices de alta velocidade atuando durante o processo, fazendo com que o ar quente circule em toda a sua extensão.

Mas, será que realmente vale a pena cozinhar com esse tipo de aparelho?

Diminuição do teor calórico dos alimentos

Essa é com certeza uma das principais vantagens da air fryer (e mais conhecidas também). Visto que o processo de fritura não envolve nenhum tipo de gordura, a fritadeira reduz significativamente a porcentagem de caloria dos alimentos. Sendo assim, ela colabora na perda de peso e controle das taxas de colesterol no sangue.

A única exceção é para os casos em que o objetivo é deixar a textura da comida semelhante a das frituras convencionais imersas na gordura.

Não preserva o valor nutricional dos alimentos

Ao contrário do quesito apresentado anteriormente, um dos principais contras atribuídos à air fryer é o fato de que ela não preserva os nutrientes da comida. Isso ocorre devido às altas temperaturas tidas durante o processo, o que ocasiona a perda de minerais e vitaminas. Nesse caso, o equipamento pode atingir até 300° C, valor que, praticamente, inibe que o teor nutricional continue o mesmo.

Uma informação importante é que isso não acontece somente com essas fritadeiras, mas também com outros aparelhos de cozimento que contam com a presença de temperaturas elevadas.

Produção de uma substância prejudicial à saúde

Outro grande ponto negativo relacionado a air fryer é o fato de que o superaquecimento dos alimentos é capaz de produzir uma substância nociva ao corpo humano, chamada de acrilamida.

Apesar de raízes como a batata e mandioca serem ricas em nutrientes, esse tipo de alimento, rico em carboidratos, quando preparado em altas temperatuas, são dos que mais apresentam a substância, cujo efeito, pode, inclusive, chegar a causar o desenvolvimento de células cancerígenas, em alguns casos.

Então, como evitar a ocorrência de efeitos colaterais como esse? A dica é: fritar menos, cozinhar mais! A maneira mais segura e eficaz é cozer os alimentos em baixas temperaturas e por pouco tempo.

Isso não significa necessariamente que a fritadeira precise ser substituída. A recomendação é não programar a air fryer para uma temperatura muito elevada anteriormente à preparação da comida. Dessa forma, você evita seu superaquecimento.