Veganismo: algumas coisas que você precisa saber

O veganismo está longe de ser uma moda passageira, e embora o conceito não seja novo, o número de novos adeptos cresceu consideravelmente nos últimos anos. A preocupação com a saúde tem feito as pessoas observarem melhor os alimentos que estão consumindo, assim como a sua origem. Isso significa que não basta ter no cardápio um alimento saboroso, pois também é preciso entender de onde ele vem e por quem foi cultivado.

O que é ser vegano?

Ser vegano é um modo de vida que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade animal, seja para comida, vestuário ou qualquer outra finalidade.

Historicamente falando, o termo vegano foi adotado em 1944 por um pequeno grupo de vegetarianos que se separaram da Sociedade Vegetariana de Leicester para formar a Sociedade Vegana. Essas pessoas optaram por não consumir carne, laticínios, ovos ou qualquer outro produto que tenha origem animal, e por esse motivo eles perceberam a necessidade de formar uma sociedade que representasse fielmente o seu ponto de vista.

 

Principais tipos de veganismo

  • Veganos dietéticos: Este termo faz referência às pessoas que evitar alimentos de origem animal, mas que continuam usando outros produtos, como roupas e cosméticos;
  • Veganos de alimentos integrais: São os veganos que mantêm uma dieta focada em alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, nozes e sementes;
  • Veganos de junk food: São aqueles que têm como base da dieta os alimentos processados ​​veganos, como carnes veganas, batatas fritas, jantares congelados veganos e sobremesas veganas, como sorvetes sem lactose;
  • Veganos de alimentos crus: Nessa modalidade, os veganos consomem apenas frutas cruas, vegetais, nozes e sementes, bem como alimentos cozidos em temperaturas abaixo de 48 °C;
  • Veganos que ingerem alimentos com baixo teor de gordura e alimentos crus: Também conhecidos como frutíferos, essa classe de veganos limita a dieta a alimentos ricos em gordura, como nozes, abacates e cocos, e depende principalmente de frutas. Às vezes, outras plantas também são consumidas, mas em quantidades menores.

 

O que um vegano pode comer e o que ele deve evitar?

A premissa básica de como ser vegano é evitar qualquer alimento proveniente de animal; sendo assim, as carnes vermelhas, frango, peixe, marisco, ovos e laticínios estão proibidos.

Também saem do cardápio aqueles que carregam ingredientes que têm uma origem animal, e isso inclui: albumina, caseína, gelatina, ácido láctico, pepsina, goma laca, vitamina D3, wheyp protein, algumas vitaminas E, e derivados de origem animal. Geralmente eles estão presentes em cerveja, vinho, doces, gomas de mascar e muitos outros.

Como a lista é extensa, muitas pessoas podem acabar comendo apenas os mesmos alimentos sempre. No entanto, a boa notícia é que muitos restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos já oferecem uma variedade muito maior, e alguns pratos também podem ser adaptados facilmente.

Atualmente, é possível consumir facilmente hambúrgueres vegetarianos, pizzas, smoothies, nachos com salsa e guacamole, sanduíches e pratos de massa. A carne é substituída por feijões, lentilhas, tofu, seitan, tempeh, nozes e sementes, enquanto os produtos lácteos, por leites vegetais. Já os ovos crus são substituídos por sementes de linhaça ou sementes de chia em várias receitas, e o mel por adoçantes à base de plantas, como melaços ou xaropes de bordo ou arroz.

 

 

 

fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/como-ser-vegano-sem-gastar-muito-dinheiro/